CV Português

Ator e diretor teatral, Mestre (2011) e Doutor (2015) em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA. Bacharel em Artes Cênicas – Interpretação Teatral pela UFSM (2008). De 2005 a 2008 foi ator-pesquisador do Grupo “Vagabundos do Infinito” – Santa Maria/RS. Foi Professor Substituto do Departamento de Fundamentos do Teatro do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas Interpretação e Direção da UFBA (2009 – 2011) onde ministrou disciplinas para os cursos de Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Interpretação e Direção Teatral e Licenciatura em Teatro nas áreas de preparação corporal, voz, interpretação teatral e direção teatral. Em 2011 defendeu a dissertação de mestrado: “Corpo Fora do Lugar: movimento, fluxo e desordem no transito entre treinamento e construção cênica pela via das ações físicas.” No Rio Grande do Sul atuou em espetáculos como Otelo (2008), A Bicicleta do Condenado (2008), Vida Acordada (2007). Campanhas publicitárias para o Grupo RBS e curtas-metragens. Dirigiu Últimos Capítulos ou Primeira Tentativa em 2008. Em Salvador atuou, também, como ator em videoclipes e publicidade, preparador de elencos em espetáculos como As Velhas com direção de Luiz Marfuz (Indicação a melhor espetáculo no prêmio Braskem de Teatro 2010), Tudo no Timing com direção de Jacyan Castillos e A Cela , solo de Jacyan Castillos (Indicação ao prêmio de melhor atriz no premio Braskem de Teatro 2010); Meu Nome é Mentira , com direção de Luiz Marfuz, Assistente de Direção Artística, Salvador/BA (5 Indicações ao prêmio Braskem de Teatro 2011 incluindo Melhor Espetáculo); Bonitinha, mas Ordinária, com texto de Nelson Rodrigues e direção de Luiz Marfuz. Em 2012 foi contemplado no Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura e realizou estágio como Assistente de Direção Artística na montagem da Ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi com direção artística de Thomas Krupa Theater Freiburg/Freiburg im Breisgau Alemanha; Atuo nas linhas de pesquisa: Poéticas e Processos de Encenação e Corpo E(m) Performance. Participa do grupo de pesquisa: PÉ NA CENA – Poéticas de Atuação e Encenação – UFBA, coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Cesar Alves Marfuz.

Histórico Profissional

Atuei como ator nos seguintes espetáculos teatrais independentes: “Breve Delírio Cômico de uma Tragédia Entediante” adaptado da obra de William Shakespeare (2004); “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna; “Salomé” (2004) de Oscar Wilde; “O Piquenique no Front” (2005) de Fernando Arrabal; “Jato de Sangue” (2005) de Antonin Artaud; “Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim” (2005) de Federico Garcia Lorca; “Ao Vencedor as Batatas” adaptado de contos de Machado de Assis, espetáculo resultante do treinamento com Artes Marciais e “A Lição” (2006) de Eugène Ionesco; “A Bicicleta do Condenado” (2008) com texto de Fernando Arrabal; “Otelo – o Mouro de Veneza” (2008) de William Shakespeare desempenhando o papel do protagonista Otelo; “Fluchtpunkt” (2013) adaptado do texto “O Novo Inquilino” de Eugène Ionesco com direção de Felix Guise e Christofer Ramm, produção TIK Berlin – Alemanha; The Stranger and Ordinary Tales (2013) direção de Christina Kyriazidi e Leonel Henckes, co-produção Leonel Henckes e Marinaio Teatro, Berlim – Alemanha. “Floresta Debaixo do Mar”, projeto vencedor do Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2014, com direção de Paula Lice e texto de Christina Kyriazidi.

No Grupo “Vagabundos do Infinito” atuei nos espetáculos: “Horla” (2006) de Guy de Maupassant, espetáculo-solo; “Noites em Claro” (2007) adaptação de antigas histórias em quadrinho direção e adaptação de Paulo Márcio; “Vida Acordada” (2007) criado a partir do roteiro do filme “Waking Life” de Richard Linklater e do texto “Aquela Coisa Toda” do “Asdrúbal Trouxe o Trombone”, roteiro e direção de Paulo Márcio.

Atuei como ator em linguagem áudio-visual em vinhetas publicitárias e curtas-metragem produzidos em Santa Maria/RS, dentre eles os curtas “Vitimas em Nós”, roteiro e direção de Fabrício Koltermann, vencedor do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema de 2006; “Essencial ao Coração” uma produção da UNIFRA com roteiro e direção de Clarissa Pippi Quintanilha.  2008 garoto propaganda da campanha “Não fique boiando” do Jornal Diário de Santa Maria produzido peça agência 4SC (http://www.4sc.com.br/) (http://www.youtube.com/watch?v=DP-WTWwc_pI , http://www.youtube.com/watch?v=WODaO7G4keg , http://www.youtube.com/watch?v=u8TDycm-1sE). “DOZE POR OITO” clipe oficial da banda baiana Theatro de Seraphin com direção de Mauro Pithon (http://www.youtube.com/watch?v=249eUE1TxQU)

Atuei como iluminador nos seguintes espetáculos: “Pluft” (2006) adaptado da obra de Maria Clara Machado, produção TEU-Studio 1; “A Super Mãe Porra Louca” (2006) de Dario Fo, produção “Vagabundos do Infinito”; “Cena a Quatro” (2007) de Eugène Ionesco, produção TEU-Studio 1; “Hibrigência” (2007) de Heiner Müller, produção TEU-Studio 1 e “Mãe Coragem” (2006) de Berthold Brechtt, produção TEU-Studio1;

Atuei como preparador corporal de elenco das montagens: “As Velhas”, direção de Luiz Marfuz (Salvador, Bahia, 2010) indicado aos Troféus Braskem de Teatro nas categorias: melhor espetáculo, direção e atriz tendo conquistado este último através da atriz Andréa Elia. (http://www.espetaculoasvelhas.blogspot.com/)

Atuei como assistente de direção nas seguintes montagens baianas: “Vista para a Velha Senhora” (2011) texto de Friedrich Dürrenmatt, com direção de Hebe Alves; “Meu Nome é Mentira” (2011) texto e direção de Luiz Marfuz. “Rigoletto” (2012), opera de Giuseppe Verdi com direção de Thomas Krupa – Theater Freiburg, Freiburg im Breisgau – Alemanha.

Como produtor, participou e/ou realizou os seguintes projetos: “ArTeatral” (2006) no Theatro Treze de Maio – Santa Maria/RS; “Transcena – Teatro e Xamanismo” (2007) produzido pelo Grupo “Vagabundos do Infinito”; “Cênicas Além da Cena” (2006), produzido pelo TEU-Studio 1; Temporada 2008 do Grupo “Vagabundos do Infinito” no Porto Verão Alegre com um repertório de 5 espetáculos; “Seminário Encenações de Brecht na Bahia” (2011) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFBA; Diretor de produção no projeto “Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada” (2012/2013) Vencedor do EDITAL FUNARTE DE OCUPAÇÃO DO TEATRO DE ARENA EUGÊNIO KUSNET – SÃO PAULO 2012.2 (Coordenador de Palestras e Produtor Executivo) e foi proponente e produtor executivo da mostra “Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada – Segunda Edição Bahia 2014” com patrocínio do Centro de Culturas Populares e Identitárias da SECULT/BA em parceria com o FIAC Bahia 2014. Foi diretor de produção, curador e coordenador de palestras na Mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada – 3ª Edição – Rio de Janeiro projeto vencedor do Edital de Ocupação do Teatro Dulcina – Rio FUNARTE – RJ. Em 2016, desempenhou as mesmas funções na 5ª Edição Bahia 2016 do Festival Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, com patrocínio do Edital Arte em Toda Parte – Ano III da Prefeitura Municipal de Salvador/BA e apoio do Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia e apoio financeiro do edital PAEP da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para a realização do Seminário Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada.   (www.melaninaacentuada.com.br); Espetáculo Namíbia, Não!, dir. Lázaro Ramos, no Ano do Brasil em Portugal 2013 com patrocínio do MINC/BR; The Stranger and Ordinary Tales (2013) direção de Christina Kyriazidi e Leonel Henckes, co-produção Leonel Henckes e Marinaio Teatro, Berlim – Alemanha. Projeto “O Livro Itinerante – o autor encontra o seu leitor” (2015) projeto financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT/BA) e que realiza visitas em 10 (dez) escolas da região metropolitana de Salvador levando uma palestra do dramaturgo Aldri Anunciação (Prêmio Jabuti de Literatura 2013) e distribui gratuitamente 200 exemplares do livro Namíbia, Não! aos alunos (www.facebook.com/olivroitinerante). Em 2014 venceu o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz para a montagem do espetáculo “Floresta Debaixo do Mar”, uma co-produção LH Produções e Marinaio Teatro (Berlim) que estreiou em Salvador/BA em 2015. Em 2016, realizou o projeto “Circulação Floresta Debaixo do Mar: conexão Grécia-Brasil na Bahia” que levou a peça “Floresta Debaixo do Mar” e a atriz grega Christina Kyriazidi para 3 cidades do interior da Bahia acompanha de oficina para estudantes de escolas públicas.

Em 2008 dirigiu o espetáculo “Últimos Capítulos ou Primeira Tentativa” criado a partir de textos de Jean-Luc Lagarce.

Currículo Lattes

Deixe um comentário