The Stranger and Other Ordinary Tales – Teatro em Berlim

Flyer The Stranger

The Stranger and Other Ordinary Tales

Theatre Performance

The Stranger and Other Ordinary Tales é um projeto artístico livre que surgiu no encontro da atriz grega radicada em Berlin Christina kyriazidi (Marinaio Teatro) e do ator e pesquisador brasileiro Leonel Henckes que desenvolve parte de sua pesquisa de doutorado em intercâmbio na Freie Universität Berlin.

„Nós percebemos que possuíamos uma raiz comum nas nossas trajetórias no teatro e pensamos que seria interessante criar alguma coisa juntos aproveitando este período em que estou vivendo em Berlin.“ Leonel

O projeto pretendia realizar apenas intervenções em espaços públicos, mas, gradativamente foi sendo ampliado e passou a envolver um grupo de 6 atores iniciantes, os quais passaram por um treinamento (psicofísico) por meio de workshops para darem vida a um coro, como no teatro grego antigo.

Quanto ao processo de criação dramatúrgica, este ocorreu durante o processo de criação (dramaturgia da sala de ensaio) e foi sendo amarrada por Christina, que também é dramaturga com mestrado em Playwriting pela Universidade de Exeter/UK.

„Conversamos sobre temas que gostaríamos de abordar e começamos a estruturar ações em torno destes temas a partir do repertório técnico que temos. Apostamos, também, em elementos do grotesco e do teatro físico e musicais, como o Acordeom que eu mesma toco em algumas cenas.“ Christina.

The Stranger, portanto, funde linguagens artísticas e referencias culturais dos países dos participantes (Brasil, Argentina, Azerbaijão, Grécia, Espanha, Itália e Alemanha) e fala sobre amor, solidão, saudade e sobre a condição do homem contemporâneo num mundo globalizado onde as fronteiras se dissolvem e cada vez mais nos tornamos nômades, superficiais e indiferentes ao que nos rodeia. Reflete sobre o sentimento de Heimat e sobre a convivência e contato com o „outro“.

Em sua estrutura formal, temos um quebra-cabeça de três contos com histórias comuns, que ocorrem ao nosso lado todos os dias: um estrangeiro confrontado com as situações confusas de estar em um lugar que não conhece e sofrendo de nostalgia, um amante abandonado incapaz de se conciliar com a sua atual condição, uma mulher diante de um trem, hesitando em tomar uma pequena decisão que no entanto pode mudar sua vida.

Os três personagens estão esperando o mesmo trem em uma estação e, no entanto, eles nunca interagem ou chegam a se conhecer. A peça usa a imagem da estação de trem para desdobrar o universo pessoal dos protagonistas. Suas histórias oscilam entre o realismo e o surrealismo e retratam suas memórias, desejos, medos e anseios.

A atuação é uma composição de teatro físico usando o elemento de um coro, princípios da música através de um acordeão ao vivo e do grotesco.

Produção: Marinaio Teatro

Dramaturgia: Christina Kyriazidi

Direção: Christina Kyriazidi, Leonel Henckes

Elenco: stranger: Leonel Henckes /amante: Lars Brunken / Girl com acordeão: Christina Kyriazidi /Chorus: Alejando Niklinson, Ismael Martinez, Lara Meroni, Ambra Elefante, Igor Studart, Yekaterina Bezdetnaya.

Serviço:

07, 08, 15 e 28/02/2014 – 20h – Hoftheater Kreuzberg, Naunystr. 63/im Hof der NaunynRitze – U-bahn KottbusserTor – Berlin. (http://www.hoftheater-kreuzberg.de)

14/02/2014 – 21h – TIK Nord, Rigaerstr. 77 – Berlin

21 e 22/02/2014 – 21h – ACUD Theater, Veteranenstr. 21 – Berlin (http://www.acud.de)

Informações: contact@marinaioteatro.com / c.kyriazidi@gmail.com

Anúncios